Terror no mundo animal? Veja cabeça de uma formiga com detalhes revelados por fotografia macro

Terror no mundo animal? Veja cabeça de uma formiga com detalhes revelados por fotografia macro


Um fotógrafo profissional capturou uma imagem ampliada do rosto de uma formiga, revelando as características horripilantes do inseto em super alta resolução, bem a tempo do Halloween.

Em sua peça de 1944, “No Exit”, o filósofo francês Jean-Paul Sartre escreveu que “o inferno são os outros”. Ele claramente nunca tinha visto uma formiga de perto.

Em uma imagem capturada pelo premiado fotógrafo lituano Dr. Eugenijus Kavaliauskus, as características faciais de uma formiga carpinteira foram mostradas com nitidez e, sejamos honestos, elas parecem ter sido tiradas diretamente de um filme monstruoso.

Uma imagem ampliada da cabeça de uma formiga. Imagem: Dr. Eugenijus Kavaliauskus

O retrato – que foi fotografado com uma câmera Canon EOS R com uma lente macro de 65mm – foi marcado como uma Imagem de Distinção no Nikon Small World Photomicrography Competition. A primeira vista, dois olhos malévolos e redondos parecem olhar inexpressivamente para fora do rosto enrugado e amassado, enquanto uma linha de dentes amarelos em forma de agulha ocupa a parte inferior da cabeça acima de uma mandíbula alienígena.

No entanto, esse aspecto horrível nada mais é do que um exemplo da propensão do cérebro humano de ver rostos – ou alguma outra interpretação significativa – em praticamente qualquer coisa, mesmo quando não há. Esse fenômeno é conhecido como pareidolia.

Na realidade, os dentes amarelos nada mais são do que pelos que se formam naturalmente ao redor das mandíbulas de uma formiga. Enquanto isso, os olhos redondos são as bases onde a antena se conecta à cabeça. Um dos olhos reais da formiga carpinteira pode ser visto desaparecendo na vinheta escura no canto superior direito da imagem.

Há cerca de 20 quatrilhões de formigas conspirando sob nossos pés.

Com isso em mente, o retrato perde muito de seu horror, o que é bom, porque recentemente uma equipe de cientistas da Universidade de Hong Kong estimou quantas formigas provavelmente estão povoando o mundo – e o número é impressionante.

O estudo, que foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences, analisou uma coleção de 489 estudos anteriores para criar seu censo de insetos. Foi concluído que existem cerca de 20 quatrilhões (20.000.000.000.000.000) de formigas conspirando sob nossos pés. Os pesquisadores também estimaram que as formigas têm uma biomassa combinada equivalente a cerca de 20% da raça humana, no entanto, eles não comentaram quem provavelmente venceria entre as hordas de formigas e a humanidade em uma luta justa.

*Traduzido por: Nicole Pereira


Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch! | Siga Nicole Pereira no Instagram ou no Twitter @nicyyle.



Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original