Saiba mais sobre essa condição

Saiba mais sobre essa condição


A puberdade é o período da vida marcado por diversas mudanças físicas e mentais, marcando a passagem da infância para a vida adulta, durante esse processo ocorrem diversas alterações hormonais que geram mudanças como o aumento dos seios nas meninas, surgimento de barba e engrossamento da voz em meninos, surgimento de pelos pubianos, surgimento de características sexuais e diversas outras alterações.

Ela ocorre, normalmente, entre os 8 e 13 anos de idade, no entanto, em alguns casos ela pode ocorrer antes dos oito anos, nesses casos elas são tidas como precoces.

Existem, basicamente, três tipos de puberdade precoce, a central, a periférica e a incompleta.

A central é a mais frequente de todas, ocorrendo mais frequentemente nas meninas, já a periférica consiste em um tumor que produz testosterona nos testículos dos meninos ou estrogênio no ovário das meninas.


Puberdade precoce atinge mais meninas do que meninos, e causas podem ser geradas pelo ambiente ou por fatores genéticos (Foto: Reprodução/Folha Vitória)


A puberdade precoce é causada pelo aumento da presença dos hormônios sexuais no organismo antes do tempo natural, diversas razões podem influenciar esse acontecimento como a genética, o ambiente e até causas orgânicas, estudos indicam que na maioria dos casos a condição também pode ser hereditária.

No entanto, isso pode gerar alguns impactos na saúde da criança como a perda de potencial de crescimento devido à maturação óssea acelerada e pode até mesmo influenciar na adequação social na criança, aumentando as chances de que ela desenvolva transtornos psicológicos.

Por isso, nesses casos o indicado é que assim que indicados os primeiros sinais da puberdade precoce a criança seja levada a um médico especialista que irá analisar o caso e apresentar um parecer e avaliará a necessidade do uso ou não de medicamentos.

 

Foto Destaque: Puberdade precoce pode acontecer por fatores genéticos e hereditários (Foto: Reprodução/Dr. Felipe Ladeira)

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original