
Perdeu a carteira de trabalho? Veja como resgatar dados do documento

Na ausência de outros documentos, a carteira de trabalho pode ser utilizada para comprovações. É no documento que é registrado toda a vida profissional do cidadão no mercado de trabalho. Além de que, é pela Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) que recebemos benefícios por tempo de trabalho. Perdeu a carteira de trabalho? Confira como resgatar dados do documento.
Os trabalhadores que perderam a CTPS e precisam do número do documento com urgência, tem uma alternativa para descobrir o registro para receber benefícios, como PIS, FGTS, seguro-desemprego, auxílio doença, salário-família, dentre outros.
Veja como resgatar dados da carteira de trabalho
Para ter acesso aos números da CTPS 100% digital, o trabalhador precisa seguir o passo a passo. O Serasa elencou todo o procedimento para realizar a consulta:
- Nome completo;
- CPF;
- Data de nascimento;
- Número do NIS;
- Nome completo da mãe.
No caso daqueles que não sabem o número do NIS, o PIS e NIS possuem o mesmo número e você descobre o número de um descobre o outro. Confira passo a passo para descobrir o número da carteira de trabalho:
- Necessário acessar o site da Caixa Econômica Federal;
- Inserir o número do NIS e a senha solicitada;
- No caso daqueles que não tem uma senha, clique em cadastrar senha e siga os passos. É necessário ter a senha do Cartão Cidadão, não tendo o cartão, você precisa do número do Título de Eleitor;
- Após esse passo, volte e faça o login;
- Clique em “Extrato Completo” na aba do FGTS;
- Ao clicar, o usuário verá o número da carteira de trabalho e outros dados.
Confira vídeo:
Saiba como ter acesso a carteira de trabalho digital
Para solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em formato digital, o cidadão necessita seguir alguns passos. No documento, assim como no formato físico, fica registrada toda a vida laboral do trabalhador. Veja lista para obter:
- No computador ou no celular: acesse o portal Gov.br e busque por carteira de trabalho digital;
- Depois clique em solicitar;
- Por último, quero me cadastrar;
- É necessário preencher os campos com os seus dados seguindo o passo a passo do próprio site;
- Se o sistema informar que você já tem cadastro, volte para tela da senha de acesso, clique no botão: “Já tenho cadastro” e siga os passos;
- Ao entrar no sistema e chegar na área do trabalhador, clique no card: “Carteira de trabalho digital”;
- O sistema também dá a possibilidade do trabalhador verificar o seu histórico profissional;
- O procedimento também poderá ser realizado pelo celular, ao baixar o app carteira de trabalho digital, disponível para Android e IOS;
- Na versão Mobile, você terá a possibilidade de receber notificações sobre as movimentações em seu contrato de trabalho.
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