Pensando na ceia? Veja dicas para sair do óbvio no fim de ano

Pensando na ceia? Veja dicas para sair do óbvio no fim de ano


Você piscou e o Natal já está chegando! Por isso, é comum que diversas famílias já estejam se planejando para a Ceia de fim de ano. Mas se você quer inovar com os pratos que estarão à mesa neste ano, que tal conferir opções de entrada, acompanhamentos, prato principal e sobremesa?



Por mais que essas opções possam ser confundidas durante a refeição, cada uma tem uma particularidade a contribuir com a refeição, de modo a tornar o momento natalino ou alegria de Réveillon ainda mais saborosa. E para te ajudar, convidamos o chef de cozinha Fernando Santos que fez indicações para quem quer tornar esse momento ainda mais gostoso. Confira aqui!

Entradas para ceia de natal

Estamos acostumados a ver em filmes Ceias de Natal de um clima tipicamente temperado, como o estadunidense e canadense. E é por isso que as ceias brasileiras merecem uma adaptação para que as comidas não se tornem pesadas. Afinal, é normal que durantes as festividades faça bastante calor por conta do verão.

De acordo com Fernando Santos, o ideal é priorizar coisas frescas e refrescantes. “Apostar em legumes, verduras e ervas são uma boa opção para a típica ceia brasileira, e isso acaba por incluir os vegetarianos e veganos também”.

O chef, conhecido pelas receitas no canal Guia da Cozinha, no YouTube, recomenda guacamole, antepasto de berinjela com torradas, homus, palitinhos de legumes com tomate cereja, queijo e manjericão e patês.

Guacamole

O guacamole é uma ótima opção de entrada para a Ceia de Natal e Ano Novo

O guacamole é uma ótima opção de entrada para a Ceia de Natal e Ano Novo – Foto: Guia da Cozinha

Acompanhamentos

E os acompanhamentos não fogem dessa regra. Fáceis, eles podem dar uma nova característica para a Ceia. O arroz com passas, por exemplo, talvez seja o mais famoso e também mais polêmico desta lista. A farofa é também um dos pontos altos e é uma opção que não pode faltar na mesa.  

Para não deixar a ceia tão pesada, algumas opções são válidas.“A ideia é pegar leve nos acompanhamentos, como farofa, arroz especial, lentilha e cuscuz. Até no molho da carne, preferir um molho com suco de frutas ou vinho e não exagerar na manteiga ou óleo nesses molhos”, explica o chef.

A recomendação é de evitar exageros nos acompanhamentos da Ceia

A recomendação é de evitar exageros nos acompanhamentos da Ceia – Foto: Guia da Cozinha

Pratos principais

Os pratos principais do Natal e do Ano-Novo são, geralmente, os mais aguardados. As carnes que marcam as ceias devem ser temperadas com antecedência. “Fazer o seu assado com o seu próprio tempero, por exemplo, é possível com uma boa organização. Não deixar as coisas para a última hora e fazer tudo com muito carinho é o caminho”, recomenda o chef Fernando Santos.

Já no caso dos vegetarianos, Fernando indica outra receita.“O que fica muito bom e combina muito bem em ceias de fim de ano para vegetarianos é um quibe de soja assado recheado com cream cheese ou queijos”.

É importante fazer opções bem temperadas para as Festas de Fim de Ano

É importante fazer opções bem temperadas para as Festas de Fim de Ano – Foto: Guia da Cozinha

Bebidas ideais para a ceia de natal 

Outra parte que merece destaque na ceia é a bebida, isso porque ela faz toda a diferença e pode realçar o sabor dos seus pratos. Fernando aconselha: “para quem vai de bebida alcoólica, minha sugestão é um espumante ou vinho branco que são ideais em baixas temperaturas, além das maravilhosas caipirinhas, que unem gelo, frutas da época e vodka ou cachaça”.

Lembre-se também de investir em opções sem álcool para a Ceia de fim de ano. “Para quem preferir bebidas sem álcool, os sucos de frutas ou mesmo água saborizada, com laranja e hortelã são bem refrescantes e possibilita bastante requinte à mesa”, revela o chef de cozinha.

Dicas para uma ceia de fim de ano rápida

Quer evitar demora no preparo justamente nos dias que antecedem o Natal e Ano Novo? Para isso, algumas dicas podem facilitar o processo de produção e armazenamento. “No dia anterior, tempere a sua carne (prato principal) e deixe marinar”, revela o chef de cozinha.

Enquanto a carne assar no dia seguinte, faça os acompanhamentos, como o arroz, as saladas e as sobremesas. “Se não tiver tempo para a sobremesa, uma salada de frutas é rápida, prática e é possível produzir com as frutas disponíveis em casa (maçã, banana, laranja, abacaxi, uva, morango…)”, encerra Fernando. 

Hora da sobremesa

Para quem preza por rapidez até na hora da sobremesa? Então que tal apostar na clássica torta de limão? Ela é a sobremesa ideal para fechar com chave de ouro seu cardápio de Ceia de Natal e vai ser sucesso garantido na mesa!

Torta de limão

Torta de limão – Foto: Guia da Cozinha

Tempo: 40min (+1h de geladeira)
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 1 pacote de biscoito maisena triturado (200g)
  • 1 clara
  • 3 colheres (sopa) de manteiga
  • Raspas de casca de limão para decorar

Recheio

  • 2 latas de leite condensado
  • 1 xícara (chá) de suco de limão
  • 1 caixa de creme de leite (200g)
  • Raspas de casca de 1 limão

Cobertura

  • 2 claras
  • 3 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo:

Triture o biscoito no liquidificador, despeje em uma tigela e misture com a clara e a manteiga até formar uma farofa úmida. Forre um refratário médio e leve ao forno médio, preaquecido, por 5 minutos. Retire e reserve. Bata os ingredientes do recheio no liquidificador até ficar homogêneo, espalhe sobre a massa e reserve. Na batedeira, bata as claras com o açúcar até ficar em ponto de suspiro. Espalhe sobre a torta de forma decorativa, fazendo picos. Leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos com a porta semiaberta. Deixe esfriar, decore com raspas de limão e leve à geladeira por 1 hora antes de servir.

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original