paralisação dos voos começa AMANHÃ (19) em sete cidades

paralisação dos voos começa AMANHÃ (19) em sete cidades



O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) confirmou que haverá greve nos aeroportos nesta segunda-feira, 19 de dezembro de 2022. Após rejeitarem proposta do Tribunal Superior do Trabalho (TST), pilotos e comissários vão cruzar os braços todos os dias entre as 6h e 8h.

Os aviões com voos agendados nesse período não vão decolar. O presidente do SNA, Henrique Hacklaender, orientou aos tripulantes que compareçam amanhã aos aeroportos, mas que não façam as decolagens. Entre 5,7 mil votantantes, 76,4% não aceitaram a oferta mediada pelo TST de reposição de 100% da inflação e aumento de 0,5%.

A categoria reivindica aumento real dos salários e melhores condições de descanso, como o respeito ao tempo em solo entre erapas de voos e vedação de trocas dos dias de folgas. “É óbvio que um tripulante cansado e mal remunerado pode representar um risco à aviação”, ressaltou Hacklaender.

+Concursos em São Paulo que pagam melhor oferecem salários acima de R$ 9 mil; Veja lista

Greve da aviação: aeroportos afetados

A greve dos aeronautas será iniciada amanhã em oito aroportos, localizados em cinco estados. São eles:

  • Congonhas (São Paulo);
  • Guarulhos (São Paulo);
  • Viracopos, em Campinas (São Paulo);
  • Galeão (Rio de Janeiro);
  • Santos Dumont (Rio de Janeiro);
  • Porto Alegre (Rio Grande do Sul);
  • Brasília (Distrito Federal); e
  • Fortaleza (Ceará).

A ministra do TST Maria Cristina Peduzzi determinou que deve ser garantido o mínimo de 90% de pilotos e comissários em serviço durante a greve nos aeroportos. A decisão foi motivada por uma ação do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea).

+Caixa libera saque do FGTS de até R$ 6,2 mil para mais cinco cidades

Na decisão, a ministra negou o reconhecimento da abusividade da grave, mas determinou que deve ser mantido percentual mínimo de aeronautas em serviço. Segundo o SNA, os voos afetados nad duas horas de paralisação durante a manhã devem ser realocados ao longo do dia pelas companhias aéreas.

+++Acompanhe as principais notícias sobre Sociedade no JC Concursos.

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original