Os 5 melhores animes de 2021

Os 5 melhores animes de 2021

Depois de um 2020 conturbado, melancólico e cheio de adiamentos, não podemos reclamar que 2021 foi um ano fraco para os animes. Pelo contrário! Desde o início até o final, produções caprichadas nos fizeram rir, chorar, gritar e até mesmo querer a derrocada do antes queridinho Eren Yaeger.

Para você que se perdeu no meio das centenas de títulos lançados, selecionamos os 5 melhores animes que são indispensáveis para você assistir. Antes de mais nada, recado importante: esta matéria é uma lista de recomendações deste que vos fala, não um ranking. Logo, eles não estão listados em ordem qualitativa, beleza? Partiu!

Jujutsu Kaisen

Serei honesto: mesmo sabendo da fama do mangá de Jujutsu Kaisen, estava esperando que fosse apenas o shonen padrão anual. Todo ano tem um que se destaca. Olhando para trás, eu estava completamente enganado.

Jujutsu foi um sucesso estrondoso em 2020 e continuou explodindo em 2021. Utilizando os tropos clássicos dos shonen de uma maneira inteligente e bem humorada, o anime subverteu certas expectativas narrativas e também entregou algumas das melhores cenas de ação já produzidas na indústria. Aliás, não é exagero dizer que o Estúdio MAPPA se superou nas animações da reta final.

Falando nelas, gostaria de destacar a personagem Nobara, protagonista da icônica luta contra os irmãos amaldiçoados. Como é bom ver uma personagem feminina com personalidade e que não depende de homem para se sobressair, não é mesmo? Aguardando ansiosamente o dia que isto será padrão e não a exceção no universo shonen.

Fruits Basket

É impossível não chorar com a temporada final de Fruits Basket. Simplesmente impossível. Comecei a assistir fisgado pela premissa fofa de uma família que se transforma em animais do zodíaco ao ser abraçada e terminei em um mar de traumas geracionais tentando me segurar para não desabar.

Em Fruits Basket: The Final, vemos o ápice dos dramas vividos por Tohru Honda na família Sohma e como ela, com toda sensibilidade do mundo, tenta quebrar a maldição de cada um dos membros antes que seja tarde demais. A conclusão de tudo é uma catarse emocional tão grande e bonita que posso falar com tranquilidade que vivi poucas vezes na vida.

É bastante fácil se identificar com os dilemas apresentados então cuidado ao assistir. Mesmo que de maneira lúdica e metafórica, a história de Fruits Basket contém alguns gatilhos que podem te pegar desprevenido.

ODDTAXI

ODDTAXI chamou minha atenção desde as primeiras divulgações, no entanto, vai por mim: quanto menos você souber, melhor. Uma história sobre um taxista em Tóquio já renderia boas aventuras por si só, mas o anime conseguiu superar todas as expectativas ao colocar o protagonista Odokawa no centro de um crime em um estranho mundo antropomórfico. Capoeira, Yakuza, saunas e jovens viciados em gacha são só alguns dos elementos que tornam este anime singular.

Mesclando um design de personagens animalesco com uma narrativa recheada de mistérios, ODDTAXI é costurado até o último fio de agulha, culminado em um final de tirar o fôlego que pegou de surpresa até os mais céticos fãs de plot twists. Se eu pudesse indicar apenas um anime desta lista, provavelmente seria este, o meu favorito de 2021.

Ousama Ranking

Ousama Ranking ainda não acabou, então é bem verdade que estou correndo um risco ao colocá-lo na minha lista. Vai que fica horrível… Porém, enquanto isto não acontece, ele merece demais estar aqui.

O anime me ganhou na premissa: um príncipe surdo que sofre bullying do reino por não ser considerado apto a assumir o posto de rei. Tinha tudo para dar certo e felizmente está dando! A cada semana que passa, Ousama Ranking constrói melhor seu universo medieval e dá motivos para os fãs idolatrem o jovem Bojji, considerando por muitos — e por mim também — o Best Boy de 2021.

Importante demais ressaltar que as qualidades extrapolam o âmbito técnico. Sim, o roteiro é muito envolvente e o design cativante, mas não devemos fechar os olhos para o grande trunfo de Ousama Ranking: ter a coragem de colocar de maneira sensível um personagem surdo em primeiro plano. Animes bons existem aos montes. Corajosos, podemos contar nos dedos.

JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean

Diferente de outros animes desta que lista que passaram despercebidos por muitos, JoJo’s Bizarre Adventure: Stone Ocean teve um lançamento de gala com a Netflix apostando altas fichas na franquia. Por enquanto, se pagou muito bem.

A história da carismática Jolyne Cujoh é simples até onde uma história de JoJo permite ser. Tudo começa com a condenação da jovem a 15 anos de prisão em segurança máxima. Daí pra frente, a imaginação do autor Hideaki Anno nos leva em uma jornada cheia de habilidades sobrenaturais, vilões excentricamente sanguinários e velhos conhecidos do público — um abraço, Jotaro!

Se os 12 primeiros episódios da saga de Jolyne são prenúncio de qualidade, sai de baixo que a continuação em 2022 será épica. Enquanto isso, não se esqueça: pratique as poses de JoJo todos os dias em frente ao seu espelho.

Leia mais: Os melhores animes de todos os tempos

Menções honrosas:

  • Demon Slayer: 2ª Temporada
  • Sakugan
  • Star Wars: Visions
  • To Your Eternity
  • Tokyo Revengers
  • Attack on Titan: 1ª Parte da 4ª Temporada
  • Fena: The Pirate Princess
  • Blue Period
  • One Piece (1000 episódios!)

Inscreva-se no canal do IGN Brasil no Youtube e visite as nossas páginas no Facebook, Twitter, Instagram e Twitch! | Siga Matheus Bianezzi no Twitter e Instagram.



Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original