
O que faz o Oficial de Justiça? veja funções, salário e muitos mais!

Uma das carreiras mais cobiçadas do serviço público é a de oficial de justiça. Mas o porque tantos estudantes e candidatos desejam uma vaga deste cargo? É pelo salário? pela liberdade no dia a dia? ou pelas atribuições aplicadas no dia a dia? Conheça agora todos os detalhes e saiba como encontrar vagas para quem deseja concorre a uma das vagas para o cargo.
O Oficial de Justiça é o funcionário público que executa diversos mandados expedidos pelos juízes, como atividades de apoio de natureza processual por determinação judicial e, ainda cumpre as determinações do juiz da Comarca/Vara a qual pertence.
Ele é responsável por entregar os seguintes mandados: intimações, notificações, penhoras, arrestos, seqüestros, prisões, conduções coercitivas, buscas e apreensões de bens e pessoas, reintegração de posse de bens móveis e imóveis, nunciações de obra nova, emissões de posse, manutenções de posse, separações de corpos, entre outros.
Além da entrega de mandados, o Oficial de Justiça também cumpre outras diligências que lhe forem atribuídas, como:
- Exercer, quando designado pelo sistema de rodízio, as funções de Porteiro de Auditório, cumprir mandados de prisão, promover as avaliações judiciais nos casos indicados em lei e fazer hasta pública onde não houver leiloeiro público ou quando designado para esse fim;
- Conduzir e entregar autos e documentos aos órgãos, entidades e autoridades indicados;
- Auxiliar nas sessões de julgamento, atendendo à movimentação de autos e papéis, atender às partes e prestar informações solicitadas;
- Convocar pessoas para auxiliar nas diligências para prisões ou que testemunhem os atos de ofício;
- Lavrar autos, termos e certidões das diligências.
A profissão de Oficial de Justiça é uma das mais nobres, afinal é uma engrenagem essencial ao funcionamento da justiça, sem ela, não é viável e, tampouco, possível, que haja a possibilidade de haver o cumprimento da lei. Para ser Oficial de Justiça, o indivíduo deve se atentar às dificuldades enfrentadas diariamente, principalmente quando for determinado locais de risco para o cumprimento de sua função. Apesar de nova resolução, que exige nível superior para a profissão, alguns Estados ainda exigem nível médio para o cargo de oficial de justiça.
Oficial de Justiça – salários e benefícios
O salário inicial de um oficial de jutstiça éa partir de R$ 7 mil, podendo variar de Estado para Estado. Além disso, somam-se os seguintes benefícios:
- Reembolso de diligência por quilometragem
- vale refeição
- indenização de transporte
- gratificação por produtividade
- auxílio de risco de vida
- adicional de periculosidade
- auxílio de custas
- gratificação de exercício e triênios
Entre outros adicionais, novamente, dependendo do Estado e local de atuação. E quando se trata de aposendatoria, de acordo com a Emenda, os Oficiais terão o direito de se aposentarem com idade mínima de 55 anos e 30 anos de contribuição (vide regras da ASSOJAFRS) , sendo pelo menos 20 anos de efetivo exercício da profissão.