
Novo RG pode ser feito no Poupatempo? Aprenda a solicitar o documento

A carteira de identidade digital é mais uma novidade para quem há muito tempo já esperava pelo anúncio do documento. O novo RG, que já entrou em vigor, reúne CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, em um único documento dispensa a necessidade de carregar diversos documentos quando a situação exigir. O procedimento pode ser feito no Poupatempo? Aprenda a solicitar o documento.
O novo documento digital é considerado como mais seguro porque vai permitir a validação eletrônica de sua autenticidade por QR Code, inclusive offline. Bem como facilita a segurança já que será emitido de maneira unificada, evitando assim, diversas fraudes e crimes.
+ Novo RG com registro único é lançado pelo Governo. Saiba quando começa a valer
Novo RG: aprenda a solicitar o documento no Poupatempo
Para solicitar o novo RG no totem do Poupatempo é necessário seguir alguns procedimentos. Para o caso do documento emitido a partir de agosto de 2014, a solicitação poderá ser feita nos totens de autoatendimento, disponíveis em shoppings, supermercados, estações de Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) no lado de dentro das catracas em São Paulo. Consulte outros locais aqui.
Para realizar a solicitação no totem, será necessário observar alguns procedimentos. Veja lista:
- Informar número do RG, CPF e data de nascimento;
- Não será possível alterar dados;
- Não será possível inserir dados de outros documentos no RG.
O cidadão também pode utilizar a versão digital do documento antigo no aplicativo RG Digital, disponível gratuitamente em Android e IOS. Para aqueles que têm o RG emitido antes de agosto de 2014, será necessário agendamento presencial por meio do endereço eletrônico: https://www.poupatempo.sp.gov.br/. Mais informações sobre emissão de RG no Poupatempo e nos totens de autoatendimento, acesse aqui.
Quais são as vantagens do novo RG?
O documento unificado digital possui diversas vantagens. Confira algumas delas:
- Acesso facilitado aos cidadãos a outros serviços públicos, como a realização digital da prova de vida para o INSS;
- Auxiliará na identificação do cidadão para a concessão de benefícios sociais e adesão a programas federais;
- Maior segurança contra a falsificação da carteira de identidade;
- Possibilidade da declaração múltipla de filiação;
- Inclusão de nome social sem a necessidade de alteração no registro civil;
- Declaração de gênero não binário;
- Permite reunir diversos documentos: título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, CNH, documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep;
- Poderão constar, ainda, indicativos para pessoas com necessidades especiais e o Código Internacional de Doenças (CID).
Vale destacar que todas as informações extras são facultativas. Desse modo, cabe ao cidadão decidir por incluir ou não os registros complementares.
+ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos
Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil