Habilidade de mapear coronavírus está comprometida por queda na testagem, diz OMS – Notícias

Habilidade de mapear coronavírus está comprometida por queda na testagem, diz OMS – Notícias



A habilidade da OMS (Organização Mundial da Saúde) de mapear o coronavírus está sendo comprometida pela queda na testagem ao redor do mundo, disse a líder técnica da resposta à pandemia de Covid-19, Maria Van Kerkhove, em coletiva à imprensa.


Nos últimos 30 dias, a BA.2, subvariante da cepa Ômicron, foi identificada como causadora da doença em 99% das análises feitas pela OMS. Nos outros 25%, foi identificada a BA.1, informou Kerkhove.



Em outras ocasiões, a líder já havia apontado a maior transmissibilidade da BA.2 em relação à BA.1 e apontado para a preocupação de que houvesse duas ondas de casos provocadas pelas subvariantes da Ômicron.


No Brasil, a Ômicron responde por 99,7% das amostras sequenciadas pela Rede Genômica Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), segundo o relatório publicado na última sexta-feira (11), referente ao período de 11 de fevereiro a 3 de março.


Das mais de 40 linhagens da cepa, o relatório afirma que, com base nas amostras analisadas, a BA.1 ainda é dominante no país, seguida da BA.1.1 e da BA.2.

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original