Gravidez traz queda aos cabelos? Verdade ou mentira?

Gravidez traz queda aos cabelos? Verdade ou mentira?


Se tem algo que é realmente muito apavorante é ver os cabelos caindo. A queda capilar é algo muito comum entre homens e mulher e até mesmo crianças. Seja por motivos emocionais, falta de boa alimentação ou mesmo problemas crônicos.

Se não bastasse, a mulher ainda tem mais um motivo para ser inserido nessa lista, acontece que há ainda quem atribua a queda de cabelos à gravidez. Mas será que isso realmente é verdade?

O Portal Miranda realizou uma entrevista com o dermatologista e tricologista, Dr. David Serra, que trouxe informações e esclarecimentos muito importantes sobre o assunto que acabe com qualquer dúvida.

Queda de cabelo durante a gestação: verdade ou mentira?

“Verdade. Algumas mulheres têm queda de cabelo durante a gravidez. No entanto, a gravidez costuma ser uma fase benéfica para o cabelo e a maioria das mulheres nota que o seu cabelo fica mais saudável, mesmo aquelas que costumavam ter queda de cabelo antes de engravidar. Em contrapartida, no pós-parto, é frequente a queda de cabelo, sobretudo aos três ou quatro meses após o parto, podendo prolongar-se por mais tempo.”

O que causa a queda dos cabelos?

A queda capilar nessa fase pode acontecer por diversos motivos, como:

  • Falta de alguns nutrientes, como por exemplo o ferro;
  • Stress, depressão, ansiedade;
  • Alterações hormonais, com destaque para as doenças da tiroide;
  • Anemia;
  • Doenças agudas como infeções;
  • Doenças inflamatórias, como lúpus ou artrite reumatóide;
  • Alguns medicamentos;

Quando a queda for significativa, é necessária uma avaliação médica.

Qual o tratamento indicado?

Durante a gestação a principal opção é uma boa alimentação, focar na nutrição e no estilo de vida são particularmente importantes. Inserir em sua rotina de banho produtos para os cabelos que possuam melatonina, fitoativos/extratos vegetais e até mesmo shampoos com cafeína, que vão auxiliar na prevenção da queda e estimulação de crescimento.

Quais cuidados a gestante deve ter durante a gravidez?

“Cuidados ao pentear e escovar, evitando a tração, já que o puxar dos fios causa o sofrimento das raízes dos cabelos e interrompe a sua fase de crescimento, levando posteriormente à queda de cabelo. Evite escovagens vigorosas, apanhar o cabelo, sendo os rabos-de-cavalo e coques desaconselhados, sobretudo se puxarem os fios. E claro, manter uma boa alimentação ao longo de toda a gravidez.” Informa o portal.

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original