Gêmeos brasileiros que eram unidos pela cabeça ‘estão muito bem’ após separação, diz médico – Notícias

Gêmeos brasileiros que eram unidos pela cabeça ‘estão muito bem’ após separação, diz médico – Notícias





Os gêmeos brasileiros Arthur e Bernardo Lima, de 3 anos, que foram separados depois de nascerem unidos pelo crânio – compartilhavam parte do cérebro e uma veia principal que leva o sangue de volta ao coração – estão se recuperando com sucesso, disse o neurocirurgião Gabriel Mufarrej, que realizou a cirurgia.


“Eles estão muito bem. A gente precisa de um prazo mínimo de seis meses para fazer um prognóstico sobre o ponto de vista clínico, mas a cada dia nós podemos observar que eles vêm melhorando, melhorando cada vez mais.”


Foram 27 horas de cirurgia para separar os irmãos e vários meses de pesquisa, preparação e uso de projeções de realidade virtual dos gêmeos com base em tomografias e ressonâncias magnéticas para realizar o procedimento de forma bem-sucedida. 


Após a separação, os irmãos foram distribuídos em macas diferentes e submetidos a uma restauração do crânio. 





“Exatamente às 6 horas da manhã em ponto nós conseguimos separá-los, e cada um foi conduzido para uma parte da sala. As macas foram separadas, e foi iniciada a fase de reconstrução craniana com a equipe”, informou Mufarrej. 


Seus pais dizem que ainda não conseguem acreditar que esse milagre aconteceu. A mãe deles, Adriely Lima, contou que ao ver Arthur pela primeira vez saindo do elevador após a cirurgia não podia acreditar em seus olhos.


“Era um momento assim, em que a gente ainda não estava acreditando [que a cirurgia tinha dado certo], estava caindo a ficha. Eu falei assim ‘Meu Deus, como eles estão?’, então a equipe nos atualizou que eles estavam bem, que não houve nenhuma intercorrência [durante a operação de separação], para deixar a gente tranquila”, diz a mãe.





E acrescentou: “No momento em que eu vi eles saindo do elevador, o Arthur foi o primeiro que veio, quando eu vi o Arthur saindo e eu vi ele ali separado, eu não acreditei, comecei a chorar muito, passar mal de tanta emoção”.


Entre as comoções, Arthur e Bernardo puderam deitar-se frente a frente na cama pela primeira vez após a operação. O pai dos meninos, Antonio Lima, diz que seu sonho era ver os filhos separados e bem. 


“Senti uma emoção que nunca tinha sentido antes na minha vida. Meu desejo sempre foi vê-los separados, com vida e com saúde. Graças a Deus aconteceu um milagre, eles se separaram e deu tudo certo. Eu senti uma emoção grande, imensa, que não tem nem como explicar. Estamos maravilhados”, conta Lima. 


Os irmãos foram considerados os gêmeos craniópagos mais velhos com cérebro fundido a ser separados.


Estou com sintomas de varíola do macaco, o que devo fazer? Tire esta e outras dúvidas




Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original