Futura Inteligência divulga pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Presidência da República

Futura Inteligência divulga pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Presidência da República


Pesquisa realizada pelo instituto Futura Inteligência, contratada pelo Banco Modal e divulgada nesta sexta-feira (21), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tecnicamente empatados na disputa em segundo turno pelo Palácio do Planalto.

Segundo o levantamento, realizado entre os dias 17 e 19 de outubro, Bolsonaro tem 46,9% das intenções de voto totais em cenário estimulado (quando os nomes dos candidatos são apresentados ao entrevistado). Já Lula aparece com 45,9%.

Como a margem de erro estimada para o total da amostra é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo para as intenções de voto de cada candidato, a situação configura empate técnico.

Eleitores indecisos ou que optaram por não responder somam 3,3% dos entrevistados. Outros 3,8% indicaram que pretendem votar em branco ou nulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerando apenas votos válidos (ou seja, excluindo eleitores indecisos e aqueles que indicam votar em branco ou nulo), Bolsonaro teria 50,5% das intenções de voto, e Lula 49,5%.

No cenário espontâneo (uma das primeiras perguntas feitas em um questionário, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados), Bolsonaro tem 46,3%, e Lula 45% − situação que também configura empate técnico. Já os “não votos” somam 8,6%.

A pesquisa realizou 2.000 entrevistas por telefone e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-08523/2022. O Futura Inteligência não abriu a pesquisa de forma segmentada.

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original