Eleitores do Nordeste são criticados por maioria de votos em Lula

Eleitores do Nordeste são criticados por maioria de votos em Lula



Os eleitores da região Nordeste, conhecida historicamente pela ampla votação no Partido dos Trabalhadores (PT), foram vítimas de xenofobia de bolsonaristas durante a apuração dos votos em todo o Brasil do 1º turno das Eleições 2022. Esse tipo de campanha xenófoba contra nordestinos tornou-se prática comum após os resultados das eleições.

O mesmo aconteceu em 2014, após a vitória de Dilma Rousseff, e em 2018 após a região impedir que Bolsonaro vencesse o pleito no primeiro turno contra Haddad. Como a apuração dos votos do pleito deste ano começou por regiões que apontavam favoritismo por Bolsonaro, a vantagem dele sob Lula se manteve estável até chegar nos estados nordestinos.

O Nordeste, juntamente com quatro estados do norte (Pará, Amazonas, Tocantins e Amapá) e Minas Gerais, ajudaram Lula a dar a volta por cima no fim da apuração, dando-lhe 48,24% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro ficou com 43,36%.

+++ Auxílio Brasil: Presidente da Caixa diz que número de beneficiários irá aumentar em outubro

O termo Nordeste ficou em primeiro lugar no Twitter; xenofobia é crime

Eleitores de Bolsonaro e simpatizantes do governo dele afirmaram que a vitória de Lula no Nordeste era motivada pelo assistencialismo do PT. No entanto, o assistencialismo é uma prática política de compra de votos, comum na República Velha (1889-1930), na qual os políticos forçaram os eleitores a votar em seus aliados por meio de ameaças.

Nesta segunda-feira (3), o movimento de xenofobia se manteve intenso, mas eleitores nordestinos também se manifestaram nas redes para defender a região.

Um perfil criado para representar a região no Twitter expôs várias publicações de eleitores de Bolsonaro com comentários criminosos sobre a população da região.

No Brasil, a xenofobia é criminalizada na Lei nº 9.459/1997, que prevê crimes causados ​​por discriminação ou preconceito com base em raça, cor, etnia, religião ou nacionalidade. O Código Penal Brasileiro também prevê em seu art. 140. punição para quem insultar outras pessoas por motivos raciais.

+++ Acompanhe as principais informações sobre Sociedade e Brasil no JC Concursos

Siga o JC Concursos no Google News e acompanhe nossos destaquesSociedadeBrasil



Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original