Doações de sangue caíram 30% em setembro nos bancos do Inca

Doações de sangue caíram 30% em setembro nos bancos do Inca


O Instituto Nacional de Câncer (Inca) anotou uma diminuição de 30% nas bolsas de sangue recolhidas em setembro deste ano em comparação ao mesmo período de 2021. Simboliza 272 bolsas a menos em comparação a setembro do ano passado.

Segundo o Inca, a circunstância inquietante é por causa dos feriados no mês de novembro, período em que normalmente a demanda aumenta. Até o momento, pouco mais de sete mil doações foram realizadas ao longo de 2022, mil a menos do que no ano anterior.

O Inca precisa de ao menos 70 doações por dia, de todos os tipos sanguíneos, para manter o estoque aceitavelmente provido.

“Necessitamos que as doações de sangue sejam frequentes. Os protocolos de tratamento devem ser retidos e o sangue disponibilizado no exato momento que o paciente precisar. A diminuição evidenciada tem um forte impacto no tratamento dessas pessoas”, afirma a chefe Iara Motta, do setor de hemoterapia do Inca.


Coleta de sangue. (Foto: Reprodução/Pexels)


O assistente financeiro Thiago Alves tem o costume de doar. Ele já doou duas vezes em 2022 e já planeja realizar a terceira doação do ano.

“Ajudar pra quem está precisando é muito bom. E o Inca passa SMS, e-mail, sempre chamando a gente pra ir lá. Quando alguém recebe o seu sangue, eles notificam “seu sangue está sendo aproveitado nesse momento e está salvando uma vida”, é muito legal. Acho que todos precisam fazer isso. Essa forma é a melhor forma de carinho para ajudar pessoas que estão precisando e passando por momentos difíceis”, afirmou Thiago.

Para doar, precisa apresentar um documento com foto, e os menores de 18 anos devem ter o consentimento formal do responsável. Não é necessário fazer um agendamento prévio para doar.

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pessoas com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 estão aptas a doar sangue 10 dias depois da ausência dos sintomas. Já as pessoas que tiveram contato com infectados podem doar após sete dias do último contato, enquanto os assintomáticos com teste positivo podem fazer a doação após 10 dias da realização do teste. E os indivíduos que ficaram isolados por determinação médica ou voluntariamente podem fazer 10 dias após o término do isolamento.

Onde doar

INCA – Serviço de Hemoterapia

Endereço: Praça da Cruz Vermelha 23, 2º andar, Centro, Rio de Janeiro

Contato: 3207-1580 ou 3207-1021

Horário: de seg a sex, das 7h30 às 14h30; e sábados, das 8h às 12h.

 

Foto Destaque: Doação de sangue. Reprodução/Pexels 

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original