Diário do Alto Vale | Produtores de cebola se reúnem na próxima semana para discutir fiscalização

Diário do Alto Vale | Produtores de cebola se reúnem na próxima semana para discutir fiscalização


A fiscalização do Ministério Público do Trabalho nas lavouras de cebola, no Alto Vale do Itajaí, será tema de uma discussão nesta terça-feira, dia 21, em Ituporanga. Produtores rurais, lideranças políticas e sindicais montarão um Grupo de Trabalho para definir quais mudanças são necessárias na legislação para garantir mais segurança aos cebolicultores da região.

Um dos organizadores é o chefe de gabinete do deputado Peninha, Rafael Pezenti. De acordo com ele, o objetivo não é fazer qualquer tipo de manifestação nesse momento, mas definir ações práticas que possam sanar o impasse criado pelos fiscais.“Se você conversar com dez produtores, terá dez opções diferentes de solução. Precisamos criar uma pauta única, de consenso, para transformar em proposição legislativa e apresentar aos nossos representantes no Congresso Nacional”.

Insegurança nas lavouras

Segundo Pezenti, todos os anos, após denúncias, fiscais visitam propriedades do interior e aplicam multas pesadas aos agricultores. Acompanhados de policiais fortemente armados, criam insegurança na população, mancham a imagem da região no cenário nacional e desestimulam novos investimentos.

O vereador de Ituporanga, Jorge Kratz (PSDB), também participará da reunião e comenta o assunto. “É um movimento suprapartidário, que precisa ser abraçado por lideranças de todos os segmentos. Nossa cidade tem como matriz econômica a atividade rural, e ela precisa ser valorizada”, defende ele.

O encontro será no escritório do deputado Rogério Peninha Mendonça, na Rua José Domingos Paglioli, 123, centro de Ituporanga. O evento, programado para iniciar às 19h, será aberto ao público.


Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original