Diário do Alto Vale | Chuva causa alagamentos em Taió

Diário do Alto Vale | Chuva causa alagamentos em Taió


Reportagem: Rafaela Correa/DAV

As fortes chuvas na tarde desta terça-feira (4), deixou algumas casas alagadas e até deslizamentos de terra no município de Taió. Foram 72mm de chuva em um curto período de tempo, a água atingiu algumas residências, mas o problema logo foi resolvido pela Defesa Civil.

O problema, segundo coordenador da Defesa Civil, Jonata Retke, conta que o problema foi causado em razão do sistema de esgoto não ter dado conta do volume de chuva.

Ele afirma também que não houve prejuízos materiais para as residências, visto que a lâmina de água não teria sido muito volumosa. “Apenas a sujeira que ficou, mas entrou de 15 a 20 centímetros de água em alguns cômodos como a cozinha e lavação porque a pressão dos bueiros foi grande e jogou a água de volta”, comenta.

Jonata explica ainda que foram atendidos pelo menos dois chamados, mas que alguns moradores conseguiram resolver o problema sozinhos e acabaram não acionando o órgão.

“A Defesa civil de Taió atendeu dois chamados de alagamentos de residências e dois deslizamentos de terra, um sobre a SC-422 na localidade de Santo Antônio onde o setor operativo da Defesa Civil fez a liberação e limpeza da pista, e na SC-450 no Ribeirão da Vargem ouve deslizamento de terra sobre a pista e foi feita a limpeza pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil”, explica.

Ele ainda ressalta que para acionar a Defesa Civil basta ligar no número 199, a qualquer hora do dia ou da noite e fala sobre a importância do trabalho do órgão.

“Alguns moradores precisam acionar seguros também, mas é importante lembrar que as seguradoras, em casos como estes, costumam pedir laudos feitos pela Defesa Civil e por isso é preciso chamar o mais rápido possível para irmos até o local”, completa.

Além de Taió, Santa Terezinha também sofreu com as fortes chuvas, felizmente a água baixou rapidamente.


Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original