Diário do Alto Vale | Caixa d’água de quase 100 anos é transportada para o Parque do Farol

Diário do Alto Vale | Caixa d’água de quase 100 anos é transportada para o Parque do Farol


Reportagem: Helena Marquardt/DAV

Uma verdadeira operação foi realizada na manhã desta terça-feira (30) em Rio do Sul para transportar uma antiga caixa d’água, que tem quase 100 anos, e que pertencia a extinta Estrada de Ferro Santa Catarina. O item foi levado para o Parque do Farol onde vai ser utilizado na estação de trem que está sendo construída no local e vai ajudar a recontar e preservar a história.

O secretário de Gestão de Governo, Cristian Stassun explica que a caixa d’água ficava na estação da Barra do Trombudo onde hoje funciona uma unidade de saúde. “Essa caixa d’água é muito especial porque era utilizada pelo trem que passava por Rio do Sul e foi desativado em 1971. Ela sempre esteve na estação da Barra do Trombudo, escondida no meio do mato e agora estamos trazendo para o Parque do Farol onde fará parte de um grande projeto turístico”, disse.

No Parque do Farol está sendo construída uma estação de trem que vai contar com passeios de Maria Fumaça. A intenção do novo atrativo é promover um resgate histórico e ainda incentivar o turismo na capital do Alto Vale. “É uma obra de quase R$ 3 milhões com dinheiro do Ministério do Turismo e da Prefeitura de Rio do Sul e que deve incentivar muito o turismo”.

A caixa tem capacidade de armazenamento de 48 mil litros de água e pesa 4,5 toneladas. Cheia o peso chega a 52 toneladas. A água guardada nela servirá para alimentar a caldeira do trem que vai ser utilizado nos passeios do trajeto de pouco mais de um quilômetro entre o Parque do Farol e o Parque Harry Hobus. “A intenção no futuro é ainda expandir esse trajeto ao redor dos outros parques”, adianta Cristian.

Atualmente o projeto já conta com um trem a diesel, de propriedade de Germano Purnhagen, e uma Maria Fumaça está sendo construída na Estação do Matador na Bela Aliança. Todas as obras do projeto estão a pleno valor e segundo a prefeitura de Rio do Sul, provavelmente devem ficar prontas em abril de 2022.


Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original