Diário do Alto Vale | 5 dicas para evitar inadimplência de clientes


É comum que um setor de cobranças ofereça descontos robustos para evitar prolongar a inadimplência de clientes. Um bom exemplo é o feirão que a Serasa realiza, com descontos de 50% ou mais do valor em débito.

Na hora de cobrar clientes, tenha uma proposta que possa encorajá-lo a pagar o valor integralmente e, quem sabe, uma oferta em compras futuras – considerando um crédito confiável, claro.

Os descontos também podem ser oferecidos para quem paga a conta antecipadamente. Hoje é muito comum ver essa ação em condomínios. Lembre-se que seus clientes desejam economizar e, com o pagamento antecipado do boleto, o seu capital de giro aumenta!

4 – Tenha uma boa gestão de cobranças

Lembra da régua de cobrança que citamos na primeira dica? Ela é parte de um processo estratégico, que ajuda a evitar a inadimplência de clientes, mantê-los fidelizados e, possivelmente, aumentar as suas vendas.

Com a cobrança centralizada, por exemplo, a conversa com o cliente é bem mais amigável. Uma boa ação é ter um histórico do seu cliente e de todos os atendimentos que ele teve com seu setor de cobranças. Assim, em uma próxima comunicação, não há falhas e nem desgastes dos dois lados.

Outra boa ação é acompanhar o comportamento de pagamentos do cliente inadimplente. Alguns bancos já oferecem essa possibilidade a partir do extrato e de gestores eficientes e automatizados.

O banco Cora possui uma ferramenta de gestão de cobranças gratuita e eficaz. A partir dela, você consegue ver quais os boletos pagos, a vencer e em atraso. Também consegue programar as mensagens da sua régua de cobrança e deixá-las disparando automaticamente dentro dos prazos programados.

5 – Proteja os seus interesses

Pode até ser encarado como algo complexo, por parte do consumidor, obter crédito ou realizar compras a prazo em algumas empresas. No entanto, essa é uma forma de assegurar os seus interesses e evitar clientes inadimplentes na sua base.

No entanto, é muito importante que você compreenda que um cliente com Score baixo, por exemplo, não representa que ele seja um devedor automaticamente.

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