Diante de fake news, Saúde do DF reforça que vacinação contra gripe começa em 4 de abril – Notícias

Diante de fake news, Saúde do DF reforça que vacinação contra gripe começa em 4 de abril – Notícias



A campanha de vacinação contra a gripe começa em 4 de abril em todo o país, mas uma imagem com o calendário de 2020 tem confundido os moradores do Distrito Federal. Pela postagem que circula nas redes sociais, a imunização contra influenza na capital teria início em 23 de março, 12 dias antes da data real.



A publicação errada descreve que o período de imunização se estenderia até 22 de maio, com o “Dia D” em 9 de maio. Diante dessa informação falsa, a Secretaria de Saúde se pronunciou nesta quinta-feira (17) alertando sobre o período correto da campanha de vacinação no DF, que segue o calendário nacional. O intuito é evitar que a população se destine aos postos antes da data de início – levando a aglomeração sem causar o efeito desejado da campanha, que é a efetiva imunização.



A campanha em todo o país foi anunciada pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (15). O início acontece dia 4 de abril, com a aplicação em grupos prioritários: pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde. O “Dia D” verdadeiro está marcado para 30 de abril. Neste ano, a vacina trivalente protege contra novas cepas dos vírus H1N1, H3N2 e tipo B.


Na segunda etapa da imunização, entre 3 de maio e 3 de junho, será a vez das crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades ou deficiência, forças de segurança, portuários, caminhoneiros, rodoviários, funcionários do sistema prisional, presos, adolescentes em medida socioeducativa.

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original