Diabetes: tire suas dúvidas sobre as complicações da doença – Notícias

Diabetes: tire suas dúvidas sobre as complicações da doença – Notícias



O diagnóstico precoce é fundamental para prevenir ou atrasar as complicações decorrentes da diabetes, do tipo 1 ou 2, evitar óbitos prematuros e melhorar a qualidade de vida dos diabéticos.


Até porque as consequências do descuido podem ser graves, tais como distúrbios cardiovasculares, arteriais e renais; problemas na retina, que podem levar à cegueira; e ressecamento extremo da pele, que pode ocasionar fissuras e lesões e virar um problema sério, devido à dificuldade de cicatrização.


A propósito, você sabe por que surgem essas complicações? A circulação de sangue com muito açúcar pode causar danos aos órgãos e tecidos do organismo, lesionar os vasos sanguíneos e provocar (ou piorar) problemas cardíacos e renais.


De acordo com o Ministério da Saúde, muitos diabéticos têm a chamada doença arterial periférica, que faz com que o fluxo de sangue para os pés seja reduzido. “Além disso, pode haver redução de sensibilidade devido aos danos que a falta de controle da glicose causa aos nervos. Essas duas condições fazem com que seja mais fácil sofrer com úlceras e infecções, que podem levar à amputação”, diz a pasta no informativo sobre a doença.


Em relação aos rins, que filtram o sangue do organismo, removendo resíduos, o diabetes provoca uma sobrecarga nos órgãos. Isso ocorre porque a hiperglicemia faz com que os rins filtrem muito sangue.


Visão

A doença crônica também pode afetar várias partes do olho humano, como a retina, a mácula, o cristalino e o nervo óptico. Pessoas com diabetes têm um risco 40% maior de desenvolver glaucoma, que é a pressão elevada nos olhos, por exemplo. E também maior probabilidade de ter catarata.


Pele sensível

São comuns problemas na pele decorrentes da doença, seja do tipo 1, seja do tipo 2, pois a hiperglicemia retira água do organismo, o que contribui para deixar o maior órgão do corpo humano desidratado. Além disso, a pele seca fica mais sensível.


Por isso, a hidratação diária da pele é fundamental para combater o ressecamento e evitar desconfortos e complicações. A DiabetTX, marca especializada na pele do diabético, desenvolveu um creme especial para ser utilizado nesses casos.


O Creme DiabetTX Plus 10% Ureia protege a umidade da superfície da pele, mantendo-a suave e macia. O produto recebeu o selo de qualidade e confiança da ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes).










Clique aqui e saiba mais sobre o creme.

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original