Como mulher não percebeu que tinha 23 lentes de contato no olho? Médica responde – Notícias

Como mulher não percebeu que tinha 23 lentes de contato no olho? Médica responde – Notícias



Uma oftalmologista da Califórnia, nos Estados Unidos, viralizou nas redes sociais recentemente após mostrar um procedimento para remover 23 lentes de contato do olho de uma paciente.


Katerina Kurteeva contou que a mulher se “esqueceu” de remover a lente, dia após dia, durante 23 dias, e sempre punha uma nova na manhã seguinte.


“Eu tive que usar um instrumento cirúrgico muito fino — uma pinça de joalheiro —para separar as lentes de contato. Elas foram essencialmente coladas depois de ficar sob a pálpebra por um mês”, relatou a médica no Instagram.




Em entrevista à rede de TV ABC7 Chicago, a especialista disse que a paciente está bem e de volta à rotina.


Questionada sobre como pode alguém não ter percebido que havia algo no olho, a oftalmologista admitiu que nem a própria paciente entendeu como isso pôde acontecer, mas há uma explicação possível.


Ela diz que, quando se usa lentes de contato por muitos anos, a córnea fica dessensibilizada.


“Este é essencialmente um recurso de proteção, porque senão você ficaria realmente incomodado com o uso diário de lentes de contato. Afinal, é um corpo estranho em seu olho. Então, quando a córnea perde a sensibilidade, é uma espécie de ajuste, mas, ao mesmo tempo, você não sente quando algo está realmente errado de forma tão aguda.”


De acordo com a médica, a paciente é idosa e estava passando por algumas mudanças físicas no rosto, como a perda da almofada de gordura ocular.


“O bolso da pálpebra superior fica muito fundo. Então, nesse caso, todas aquelas lentes de contato foram capazes de se esconder como uma pilha de panquecas bem no fundo, na parte menos sensível do olho.”


A coloração esverdeada das lentes que aparecem no vídeo se deve a um produto usado pela médica chamado fluoresceína.


“É uma ferramenta útil para identificar algum corpo estranho, bem como manchar qualquer irregularidade da córnea para delinear olho seco ou infecção.”


O episódio terminou bem, mas a médica avisa que o mau uso de lentes de contato pode causar danos severos aos olhos e comprometer a visão, especialmente se houver alguma infecção.


A principal recomendação de especialistas é para que seja respeitado o período de descarte das lentes.


Além disso, é necessário manter uma rotina de higiene, com lavagem das mãos antes de manusear os olhos, troca periódica dos estojos e uso de soluções específicas para o armazenamento das lentes de contato que podem ser reutilizadas.


Tudo o que você precisa saber sobre o uso de lentes de contato

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original