Como escolher uma adega climatizada na Black Friday? Confira aqui!


Uma taça de vinho deliciosa não pode faltar no fim da semana! Além disso, a taça também deve estar perfeita: realçando o sabor, o aroma e as cores únicas do vinho escolhido. Para isso, torna-se quase obrigatório ter uma adega climatizada em casa, não é mesmo? Assim, fica muito melhor apreciar as saborosas garrafas com qualidade.



Pensando nisso, a Black Friday se torna a oportunidade perfeita para investir na qualidade dos vinhos. Por exemplo, se você armazena suas garrafas na geladeira, já passou da hora de mudar esse cenário e fazer um investimento — com descontos, que é melhor ainda — em uma adega! Afinal, se já estamos pensando em comprar uma AirFryer ou forno elétrico, por que não um eletrodoméstico tão útil quanto uma adega climatizada?

Como escolher uma adega climatizada na Black Friday? Confira aqui!

Não sobram dúvidas: melhor maneira de armazenar os sabores tão amados dos vinhos é em uma adega climatizada! Isso se dá, por o vinho ser um produto que depende muito do estado de conservação para que suas características sejam mantidas até a hora de apreciá-lo. Portanto, o papel principal da adega é proteger suas garrafas dos três maiores inimigos do vinho perfeito: calor, vibrações e luz.

Por outro lado, a geladeira não fornece os cuidados necessários que suas garrafas exigem. Ao guardar o vinho na geladeira, a abertura constante da porta faz com que a temperatura varie constantemente, a luz invada o eletrodoméstico e com que a garrafa sofra atritos.

Desta forma, toda adega climatizada tem, basicamente, 3 princípios de conservação: temperatura mantida entre 10 °C e 12 °C, luz controlada e retentores de impacto. E, além disso, a adega também controla a umidade e evita fungos nas rolhas e garrafas. Logo, com tantos aspectos a considerar: como é escolher a adega certa — entre tantas opções dessa Black Friday — para as suas necessidades e manter o vinho perfeito?

A adega climatizada pode ser o seu melhor investimento nessa Black Friday

Considere a capacidade da adega

As garrafas de vinho devem ser mantidas deitadas, você sabia? E a adega climatizada é feita especialmente para isso, ocupando um considerável espaço. Ao deitar a garrafa, a rolha é mantida hidratada e a garrafa fica melhor vedada.

Desta forma, ao comprar na Black Friday, é preciso considerar a capacidade da adega. Por exemplo, há alguns modelos de eletrodomésticos que contêm de seis a cem garrafas. Nesse caso, é preciso considerar qual será a necessidade do seu dia a dia. Afinal, você pretende ter uma adega grande e repleta de sabores ou apenas um lugar para armazenar algumas opções de vinho para se deliciar no final de semana?

Depois desse momento de contemplação, não se esqueça, também, de considerar o espaço disponível na sua casa para colocar a adega. E se, nesse espaço, há o acesso à energia elétrica que a sua adega exige.

Termoelétrica ou com compressor?

Há dois tipos de adega climatizada: a termoelétrica e a com compressor. E a diferença entre elas é na maneira como a temperatura é conduzida e armazenada. Por exemplo, a adega termoelétrica, com auxílio a eletricidade, troca a temperatura da parte de dentro do eletrodoméstico com o ambiente externo por meio de uma placa de cerâmica.

Por isso, os modelos termoelétricos são indicados para quem mora em regiões mais frias do país, onde as temperaturas sejam mantidas por volta de 25 °C. Já que, além de mais econômicas e menos barulhentas, este tipo de adega só consegue resfriar a parte interna em cerca de 10 °C abaixo da temperatura ambiente.

Já a adega com compressor possui esse aparato — tal como as geladeiras — que gelam a parte interior. Assim, sendo mais eficaz na hora de refrigerar os vinhos e, desta forma, é o tipo mais indicado para quem mora em regiões quentes.

Controle de temperatura

Sabendo os tipos de eletrodoméstico existentes no mercado, é importante lembrar que as adegas com compressor são mais eficientes na regulação da temperatura interna. Logo, alguns modelos desse tipo possuem até controles de temperatura diferentes para cada prateleira, conservando melhor a qualidade do vinho a depender do seu tipo.

Por fim, não esqueça de verificar se o modelo que você considera comprar fornece ferramentas de controle de temperatura ou não!

receitas-com-vinho-tinto

Impacto no bolso

Além do investimento de comprar o eletrodoméstico em si, é preciso considerar os gastos que serão atrelados a ele a longo prazo. Você sabe, por exemplo, qual é o impacto de se ter uma adega climatizada em casa na conta de luz?

Considerando que cada clima pode exigir mais ou menos potência da sua adega, o gasto médio mensal é por volta de 30 kWh. Assim, os gastos serão de até R$20,00 na conta. Para efeitos comparativos, uma geladeira e duas portas gastaria o dobro!

Trava de segurança

A trava de segurança é um extra oferecido por apenas alguns tipos de adega, mas que pode ajudar demais. Desta forma, se você tem crianças em casa, a trava ajuda a manter os dedinhos dos pequenos bem longe dos vinhos caros.

Por fim, mais uma dica: não se esqueça de conferir a garantia de fábrica da sua adega. Assim, se acontecer qualquer problema, você terá com quem contar!

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original