Como cozinhar grão-de-bico rápido? Aprenda agora mesmo!


Afinal, você sabe cozinhar grão-de-bico? Para os donos de casa de primeira viagem, os grãos, em geral, causam receio na hora de serem incluídos no cardápio do dia a dia. Por exemplo, o feijão provoca até medo naqueles que não têm afinidade com a panela de pressão.

O que fazer antes do cozimento do grão-de-bico?

A fim de garantir o ponto adequado de cozimento, é necessário um cuidado prévio. Deixe os grãos de molho em água por 24horas em temperatura ambiente. Ao longo desse período, troque a água pelo menos 2 vezes para retirar a espuma da superfície. Lembre-se, a água do remolho deve ser descartada e, ao iniciar o cozimento, coloque uma água filtrada “nova”. Essa etapas iniciais farão com que o cozimento seja mais rápido.

O processo prévio também diminui os fitatos, compostos que atrapalham a absorção dos nutrientes. A eliminação dessas substâncias é benéfica, uma vez que sua absorção pode gerar desconfortos, como gases e diarreia.

Aprenda a deixar o grão-de-bico mais nutritivo

Outra técnica de preparo é a germinação, processo que tem início com o grão-de-bico de molho por 24 horas, conforme explicado anteriormente. Em seguida, é preciso deixá-lo em uma peneira coberta por um pano seco. Ao longo de 3 a 4 dias, lave os grãos apenas uma vez a cada dia e espere os primeiros brotinhos.

Essa técnica também acelera o cozimento do grão-de-bico, além de torná-lo mais nutritivo. É uma ótima forma de enriquecer o consumo do grão no dia a dia.

Como cozinhar grão-de-bico?

Tempo: 20min (+24h de molho)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil

Ingredientes

  • 1 pacote de grão-de-bico (500g)

Modo de preparo

Após o tempo de molho, coloque o grão-de-bico em uma panela de pressão e cubra com água. Cozinhe por 15 minutos depois de pegar pressão. Por fim, desligue o fogo e libere a pressão.

Colaboração: Gisele Haiek 

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original