Cereais: conheça os benefícios desses alimentos

Cereais: conheça os benefícios desses alimentos


O que aveia, linhaça e quinoa têm em comum? Esses cereais contêm muitos nutrientes, vitaminas e propriedades nutricionais, mas, além disso, podem ser inseridos facilmente na nossa alimentação diária, trazendo diversos benefícios ao organismo. “Todos auxiliam na saciedade e no bom funcionamento do intestino, devido à grande quantidade de fibras e, por isso, são ótimos aliados no processo de perda de peso”, explica a nutricionista Cristiane Ruiz Durante.

Veja quais são os benefícios de incluir cereais na alimentação

Aveia

Foto: Guia da Cozinha

A aveia é considerada um alimento funcional que diminui a absorção da gordura e do açúcar, beneficiando os portadores de hipertensão e diabetes, além de reforçar o sistema imunológico e combater infecções. “Ela também diminui e faz a manutenção dos níveis de colesterol total e do ruim e é rica em cálcio, ferro, proteínas e vitaminas”, aponta a nutricionista. Você pode encontrar o cereal na versão em flocos – que é prensado integralmente, preservando seus nutrientes –, em farelo e em farinha, que é mais pobre em fibras se comparado com os outros tipos. A quantidade diária recomendada é de 2 a 3 colheres (sopa), mas, por ser manipulada junto ao trigo, normalmente é contraindicada aos celíacos, intolerantes ao glúten.

Linhaça

cereais

Foto: Shutterstock

Semente do linho e amplamente utilizada na culinária, a linhaça é uma grande aliada de quem faz dieta de emagrecimento, já que suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue, reduzindo o acúmulo de gordura no corpo. Além de ser nutritiva, ter poucas calorias e fornecer óleos saudáveis ao organismo, a linhaça é ótima fonte alternativa de cereal sem glúten, principalmente para quem possui doença celíaca. “A linhaça contém uma substância chamada lignana, que atua na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, ajuda também na prevenção dos sintomas da menopausa”, aponta Cristiane. Os benefícios da linhaça potencializam-se quando a semente é moída ou triturada, por isso, inclua de 2 a 3 (colheres) sopa na preparação de bolos, tortas, sopas ou misture com frutas e iogurtes.

Quinoa

Foto: Guia da Cozinha

A quinoa é excelente fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, que leva mais tempo para ser transformado em açúcar no sangue. Isso evita a produção em excesso de insulina, o hormônio responsável pelo estoque de gorduras. “É um grão com alto poder nutritivo, possui proteínas de alta qualidade, além de grande quantidade de vitaminas e minerais”, explica a nutricionista.

Consultoria: Cristiane Ruiz Durante, nutricionista

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original