CASAN PREPARA MORADORES DE RIO DO SUL PARA USO ADEQUADO DO SISTEMA DE ESGOTO

CASAN PREPARA MORADORES DE RIO DO SUL PARA USO ADEQUADO DO SISTEMA DE ESGOTO


Por isso, a CASAN vem preparando os moradores para o uso adequado dessa infraestrutura de coleta e tratamento.

Os moradores devem ainda aguardar comunicado da Companhia para providenciar a ligação do esgoto domiciliar à rede coletora já implantada no Canta Galo.

Mais informações e orientações sobre o funcionamento do sistema já são compartilhadas com os moradores em visitas do Programa Socioambiental em andamento na cidade. A campanha também é realizada por meio das redes sociais da CASAN, e alerta para as boas práticas e os principais problemas causados pelo mau uso das redes coletoras de esgoto.

Uma das principais orientações é que a rede de esgoto não é lixeira, e não deve receber materiais como plásticos, panos, fraldas, cabelos e preservativos. Além de causar o entupimento das tubulações, esses rejeitos também comprometem o funcionamento da unidade de tratamento.

Outro problema ocorre quando a água da chuva, que deveria ir para a rede de drenagem, é direcionada à rede coletora de esgoto. Essa conexão inadequada aumenta as chances de extravasamentos na cidade, sobrecarrega as estações de tratamento e ainda pode trazer transtornos para o próprio morador, com retorno do esgoto para a residência.

Um item que merece atenção é a caixa de gordura, que deve ter o tamanho adequado de acordo com o número de cozinhas e receber exclusivamente os resíduos de pias. Não é permitido ligar tubulações de banheiro, lavação ou outro equipamento fundamental para evitar que o óleo chegue às tubulações e provoque seu entupimento.

Confira abaixo dicas importantes:

Não descarte lixo no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico.

Mantenha ralos de chuveiro e pias sempre limpos.

Não despeje óleo de fritura na pia, pois a gordura pode obstruir a rede.

Verifique periodicamente a caixa de gordura e providencie a limpeza sempre que necessário. Prédios, bares e restaurantes devem fazer o processo com muito mais frequência.

Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos.

Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, jamais para áreas a céu aberto.

Não retire a tampa de estrutura da CASAN para escoar água da chuva.

Evite plantar árvores próximas às tubulações de esgoto, porque as raízes podem danificar a rede coletora.

Com informações CASAN / JPR Ambiental

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original