A importância do check-up preventivo para realizar atividades físicas

A importância do check-up preventivo para realizar atividades físicas


A prática regular de atividades físicas é essencial para quem deseja ter qualidade de vida. Além dos benefícios já conhecidos como auxílio no controle de peso, controle da pressão arterial, redução do estresse, maior qualidade do sono, aumento da disposição e prevenção de doenças – câncer, diabetes e doenças cardiovasculares -, praticantes buscam também outros resultados físicos e estéticos. A orientação profissional seja durante a escolha da atividade a ser realizada e o acompanhamento são de extrema importância para a obtenção dia resultados esperados.

É recomendado também que seja feito antes de começar a realizar qualquer atividade física um check-up preventivo. A avaliação feita por médicos especialistas – cardiologistas e ortopedistas – visa detectar alguma doença prévia que possa aparecer. Ele também serve como guia para o preparador físico/ personal para programar o treinamento físico específico conforme as particularidades e objetivo de cada um, proporcionando um treinamento eficiente que possibilita a saúde e bem estar do praticante.


Prática de atividade física. (Foto:Reprodução/Site Minha Saúde)


Devem ser incluídos no check-up testes clínicos e laboratoriais, avaliação cardiológica e ergoespirométrica , ressonância para avaliar colina, músculos e ligamentos, análise da composição corporal, testes neuromotores de flexibilidade, força e resistência e radiografia ósseas (joelho, tornozelo e quadril).

O treinamento físico extremamente intenso pode acarretar em uma série de problemas, quando feito sem orientação profissional e o check-up preventivo. Realizando os exames, a pessoa poderá fazer as atividades de forma segura e com foco nos objetivos.

Algumas consequências dessa prática sem acompanhamento são: osteoporose precoce, descontrole da pressão arterial, alterações no ciclo menstrual, lesões ortopédicas, anemia e infertilidade.

Após o início da atividade física, o acompanhamento médico deve permanecer regularmente para avaliar a saúde. Em caso de dor no peito, tontura, dificuldade pra respirar, entre outros sintomas atípicos durante a prática de exercícios ou posteriormente, o médico deve ser consultado imediatamente.

 

 

Foto destaque: Atividade Física/ Reprodução: Site Diário do Nordeste

LEIA MAIS

O fim da obrigatoriedade de máscaras em lugares abertos e seus impactos
Em 24 horas, o Brasil registra 518 mortes por Covid-19
Uma dose de álcool por dia é capaz de diminuir o cérebro, diz estudo

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original