5 alimentos que substituem a carne no estrogonofe vegano

5 alimentos que substituem a carne no estrogonofe vegano


Se você está diminuindo o consumo de carne ou acabou de virar vegetariano, essas dicas vão te ajudar muito! Mudar sua dieta pode parecer difícil no começo, mas acredite: com algumas substituições e adaptações, tudo fica mais fácil. E não, você não vai precisar abrir mão de pratos que você ama. Um exemplo é o estrogonofe vegano!



É super possível adaptar esse queridinho dos brasileiros para a versão plant-based. Você vai precisar apenas de um pouco de imaginação, ingredientes deliciosos e essa ajudinha do Guia da Cozinha. Preparando essas receitas, você vai se sentir um verdadeiro chef, pode acreditar.

Além dos pratos ficarem extremamente saborosos (tão saborosos que você nem vai sentir falta da carne), os ingredientes apresentam benefícios nutricionais similares ao que estão substituindo. Ou seja, você não perde nem em sabor, nem em nutrientes

E aí, curtiu a ideia? Então vem com o Guia da Cozinha nessa jornada sem crueldade animal. Selecionamos 5 alimentos que podem substituir a carne no estrogonofe vegano. Vamos lá?

1. Grãos

Grãos diversos em cumbucas pretas

Grãos podem ser substitutos da carne no estrogonofe vegano – Foto: Shutterstock

Os grãos são ótimas opções de substitutos para a carne no estrogonofe vegano/vegetariano. Isso porque esses alimentos possuem uma alta concentração de proteínas, como a carne. Alguns exemplos viáveis são grão-de-bico, milho ou soja, mas você pode usar o que já tiver em casa.

2. Proteína texturizada de soja

Proteína texturizada de soja em colheres e tábua de madeira

A proteína texturizada de soja vai te ajudar a lembrar da carne no estrogonofe vegano – Foto: Shutterstock

Também conhecida como PTS, a proteína texturizada de soja é a alternativa que indicamos para quem quer uma opção que lembre mais a carne no estrogonofe. Aposte nesse ingrediente devido à textura mais parecida com a carne! Além disso, a PTS também é riquíssima em proteínas, não deixando faltar nutrientes no seu prato.

3. Legumes

Legumes diversos em foco

Invista nos legumes para substituir a carne no seu estrogonofe – Foto: Shutterstock

Se você quer um estrogonofe saudável, é possível usar legumes diversos que já estão na sua geladeira para deixar seu prato super colorido e nutritivo. Cenoura, vagem, brócolis e couve-flor são boas opções, mas veja o que você tem em casa e use nessa receita para evitar desperdício!

4. Cogumelos

Cogumelos cortados e servidos em cumbuca

Quem não ama cogumelos? Eles são boas alternativas à carne no estrogonofe! – Foto: Shutterstock

O estrogonofe original já tem champignon na receita, não é? Então, por que não investir nos cogumelos e criar um prato dedicado somente a eles? Você pode usar opções diferentes, como shiitake e shimeji, e deixar a refeição sofisticada e deliciosa.

5. Tofu

Pedaços de tofu em cumbuca de madeira

Sim, o tofu pode substituir a carne no estrogonofe vegano! – Foto: Shutterstock

Se você acha que o tofu é um alimento sem graça, é porque nunca o preparou direito. Parecido com um queijo, mas feito de soja, o tofu é rico em proteínas. Por isso, o alimento é parte importante da dieta plant-based e uma ótima opção para substituir a carne no seu estrogonofe!

Fonte: Acesse Aqui o Link da Matéria Original